domingo, 21 de junho de 2009

Fidelização Total

Fidelização significa lealdade

Lealdade é um sentimento adquirido pelo relacionamento através do tempo. É um sentimento que envolve confiança, emoção e apreço. Empresas bem-sucedidas em encantar seus clientes, entendem que esta relação de lealdade começa com a satisfação pelos serviços prestados.

Contudo, satisfazer o cliente exige compromisso e disciplina por todos os membros da equipe. É necessário entender o cliente como um ser humano com aspirações e necessidades particulares. E isso requer atenção e comprometimento contínuos.

A organização não pode pensar que o cliente está interessado tão somente naquilo que ela quer oferecer. O cliente possui necessidades conscientes e inconscientes. A empresa bem-sucedida cria um elo emocional com o cliente para atendê-lo plenamente! Do mesmo modo que elos de confiança, amor e lealdade são criados entre pessoas, porque há empatia e compreensão mútuas, elos de lealdade são criados entre clientes e marcas. Quando é construída uma relação emocional entre o cliente e uma marca está estabelecida a fidelidade entre as partes.

Clientes satisfeitos percebem que a empresa os acolhe. Procura conhecê-los individualmente e cria produtos, serviços, e conceitos inovadores. Ser atendido de modo personalizado é o grande valor agregado. O cliente dá-se conta que ele não é parte de um conjunto uniformizado. Ele se sente valorizado, importante, diferenciado. A prática permanente destes atributos gera a fidelização total do cliente.

Carlos Wizard Martins

Nenhum comentário: